Conheça o 31. CONSEG - Setor Jaó - Goiânia - Goiás

O que é

A definição de CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança), se encaixa perfeitamente à orientação do art. 144 da Constituição Federal do Brasil, quando diz que a preservação da ordem pública é dever do Estado, porém, direito e RESPONSABILIDADE DE TODOS.  Sendo assim, a ideia do Conselho Comunitário de Segurança surgiu para criar um espaço onde todos poderiam se reunir e pensar estratégias principalmente de enfrentamento às causas dos problemas de segurança, violência e criminalidade da comunidade, orientados por uma filosofia sde Segurança Cidadã, visando a prevenção primária.

O Conselho Comunitário de Segurança é uma entidade de apoio à Segurança Pública composta por voluntários de uma mesma comunidade, que se reúnem para identificar, priorizar, analisar e acompanhar as possíveis soluções de seus problemas de segurança.

Ainda, visa promover a aproximação entre comunidade e polícia, e também fazer com que estas cooperem e tenham credibilidade.

Quais os objetivos

• Integrar a comunidade com as autoridades policiais, através de reuniões e ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população;

• Propor às autoridades as definições de prioridade na Segurança Pública de sua região;

• Articular a comunidade visando a prevenção e a solução de problemas ambientais e sociais, que resultam em problemas de segurança pública.

• Envolver vários orgãos e entidades com as unidades policiais tendo em vista a resolução de seus problemas.

Quem pode participar

• Qualquer pessoa maior de 18 anos, que não possua antecedentes criminais;

• Preferencialmente, represente segmentos organizados da sociedade;

• Ser voluntário e estar disposto a colaborar com o bem estar da comunidade da qual faz parte;

• Pessoas que morem, trabalhem ou estudem no bairro do CONSEG, ou de bairros vizinhos podem participar como colaboradores.

Como criar ou renovar

A criação de um CONSEG envolve passos que precisam ser observados:

1 - Reunião com a comunidade - a iniciativa de implantar um CONSEG deve ser compartilhada com os moradores, empresários e lideranças locais para que todos possam dar apoio a essa iniciativa. A reunião deverá contar com a presença e apoio das polícias militar e civil (Conselho Técnico). Nesta reunião deverá ser apresentada, para todos, a filosofia de Segurança Comunitária,

2 - Identificação das lideranças comunitárias - isto é obtido facilmente durante uma reuniãoo que congregue o maior número possível de pessoas.

3 - Escolha dos membros do CONSEG - os membros devem escolher seus representantes, os quais preferencialmente, não tenham nenhum tipo de vínculo político-partidário.

4 - Preenchimento da Ata de Constituição e Ficha de Dados - com constituição dos pretensos membros do CONSEG, que serão definidos os nomes de no mínimo 7 (sete) e no máximo 10 (dez)  pessoas que comporão o Conselho.

5 - Encaminhamento da Ata de Constituição, Ficha de Dados e cópia dos documentos pessoais à Gerência - A ata deve ser preenchida com as respectivas funções (Presidente, Vice-Presidente, Secretário, Tesoureiro, 1º, 2º e 3º Conselheiro, 1º, 2º e 3º Suplentes, nesta ordem, no caso de 10 membros), com nomes completos e telefone. Já a ficha deve ser preenchida da forma mais completa, com filiação, segmento que representa, etc. Documentos como RG, CPF e comprovante de residência dos pretensos membros também devem ser remetidos para a Gerência, e para facilitar o processo, toda documentação pode ser encaminhada para o e-mail: consegs.go@gmail.com

6 - Pesquisa de Antecedentes Criminais - Os pretensos membros do Conselho (inclusive Colaboradores) terão seus nomes e dados submetidos a uma pesquisa exaustiva de antecedentes criminais, já com o processo (de criação ou renovação do CONSEG) autuado pela Gerência.

7 - Posse dos membros e colaboradores do CONSEG - Depois de cumpridos as exigências propostas nos tópicos 5 e 6 será marcada, em comum acordo entre a Gerência Estadual e o CONSEG, uma solenidade de posse dos Membros na qual será feita a entrega oficial dos Certificados de Posse emitidos pela SSP/GO, e assinatura da ATA de Posse do CONSEG por todos os membros e colaboradores.

 

 
...