Ações realizadas em 2016
Ações realizadas em 2016

Data: 26/05/2017
Categoria: Segurança
Status: Notícia Pública


Descrição:

O ano de 2016 foi um ano de boas entregas do 31o CONSEG, entidade composta por membros da comunidade que trabalham de forma voluntária, cuidando principalmente do tema segurança. Ressaltamos aqui algumas entregas de maior relevância:

1. ENTREGA DAS VIATURAS E SMARTFONES PARA A GUARDA CIVIL METROPOLITANA

Conforme previsto no plano de trabalho do CONSEG, após a estruturação do sistema de arrecadação de recursos voluntária, da realização de uma rifa em conjunto com a AMOJAÓ e do envolvimento de empresas como a oficina Porto Seguro e a empresa FBO, foi possível estabelecer uma parceria com a GCM pela qual o CONSEG recuperou dois veículos da SSP e os converteu em viaturas para a GCM. Os veículos já eram da GCM mas estavam com avarias e sem os equipamentos e plotagem. Além do seu conserto, é também mantido um fundo de recursos para a sua manutenção, troca de óleo, etc. Com esta parceria, a GCM tem agora uma maior capacidade para atendimento do Setor Jaó e Região, participando dos grupos de segurança do Projeto Vizinhança Solidária e trazendo maior segurança para o nosso Setor.

2. ARTICULAÇÃO PARA TRAZER CÂMERAS DE MONITORAMENTO PARA O SETOR JAÓ.

No ano passado, através de ofícios, reuniões com o Vice Governador Jose Eliton, então Secretário de Segurança Pública e articulação com o CICC e com o 9o Batalhão, foi possível justificar a necessidade de trazer câmeras para o Setor Jaó e Região. Como fruto deste trabalho, temos hoje instaladas 2 Câmeras no Setor Jaó (entrada principal e saída para BR 153) e ainda uma no Setor Santa Genoveva (próximo à Costelaria). Estas câmeras de alta resolução, ligadas diretamente ao Centro Integrado de Comando e Controle da SSP, são monitoradas 24h e foram alocadas em pontos estratégicos levantados pelo CONSEG para pegar a entrada principal, a saída da BR 153 como potencial rota de fuga e uma das saídas no Setor Santa Genoveva. As câmeras estão em pleno funcionamento e estamos ainda articulando a segunda fase que é a instalação de equipamentos com leitores de placas.

3. NOVAS RUAS NO PROJETO VIZINHANÇA SOLIDÁRIA

O Projeto Vizinhança Solidária foi um dos principais mobilizadores da comunidade do Setor Jaó em prol da Segurança. O 9o BPM trouxe essa proposta em 2015 e daquele momento até hoje foram mais de 60 reuniões nas ruas formando os grupos de segurança, ajustando a identidade visual por meio das placas nas casas e trabalhando de forma integrada com a PM nos conceitos de Policiamento Comunitário. 

4. ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA DE ARRECADAÇÃO VOLUNTÁRIO

Está pervisto em portaria que aprova o regulamento dos CONSEG´s, aprovada no dia 26/04/2012 com base no Decreto 6.249 de 20/09/2005, a possibilidade de arrecadação de recursos. Neste sentido, em 2016 o sistema de arrecadação foi estruturado com a abertura de Conta Corrente, Criação do site jao.conseg.org e implementação da ferramenta pagseguro. Com esta estruturação, o CONSEG tem arrecadado recursos e destinado a várias melhorias no Setor Jaó, dentre elas, a reforma de viaturas para a Guarda Civil Metropolitana, a manutenção de celulares das viaturas da PM e da GCM, dentre outros investimentos.

 

Foram várias reuniões de articulação com a SSP, GCM, PM, Câmara de Vereadores, AMOJAÓ, Polícia Civil dentre outros órgãos buscando melhorias para o Setor Jaó. Vários projetos ainda estão em andamento e serão reportados neste canal em breve. Um resultado importante de todas essas medidas foi o período de 3 meses seguidos em 2016/17 que ficamos sem nenhuma ocorrência de roubo a residência. Sabemos que o trabalho com Seguraça Pública deve ser constante, os desafios são enormes e o cenário muito dinâmico, no entanto, nossa força está no apoio que a comunidade do Setor Jaó tem dado ao CONSEG refletindo com o reconhecimento hoje no Estado de Goiás via SSP onde temos conseguido muito acesso que resultará cada vez mais em parcerias e resultados para nossa Comunidade.  

 
...